MEDITAÇÃO DE KELLI



MEDITAÇÃO NA PASSAGEM DE ATOS, CAPÍTULOS 10 E 11



PASSAGEM DE CORNÉLIO (O gentio)
Antes de meditar nesta passagem, primeiro tenho que entender o propósito para qual o livro de Atos, foi escrito.

Entendo que o livro de Atos tem como objetivo maior trazer os princípios de Jesus para implantação de sua igreja e constituição do seu Reino aqui na Terra. Uma vez que o Senhor não pula princípios, não tenho como receber a revelação do alto de como o Senhor atua em sua igreja através da passagem de Cornélio anulando os princípios anteriores.

  1. A primeira direção foi aguardar a descida do Espírito Santo, logo foram batizados com fogo e capacitados com dons para a obra que o Senhor os designarás(At 1:8, 2:1-4);
  2. Em seguida usaram seus dons para pregar, curar e disseminar as boas novas por toda Jerusalém (At 2-4);
  3. Houve perseguição em Jerusalém, assim entenderam o IDE e também entendo que perseguição é o meio do Espírito Santo filtrar sua Igreja (At 8:1).
  4. O quarto princípio é a Unidade do Corpo: “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam...”Atos 4: 32
  5. Quinto princípio é a entrega total:
    “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá...” Mateus 19:21
    Para ser um discípulo, o Senhor pediu não só 10% do seu ser, da sua pessoa, mas tudo, seus bens, seu tempo, seus sonhos, etc. Lembrando que os fariseus eram e são excelentes no que se diz doutrina do dizimo.

Você tem a opção de ser apenas salvo ou ser um discípulo de Jesus e para estes que optam em ser discípulos o preço é tudo: “...ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.”Atos 4:32-35

Infelizmente, este é um principio que grande parte do Corpo da Igreja atual não vive e que precisa ser restaurado a começar pelos apóstolos (a liderança). Quando nós, em condição, de crentes salvos e sinceros entendemos a mensagem de Cristo queremos ser co-participantes da implantação de Seu Reino e por direito co-herdeiro deste Reino, fazemos igual a Jesus, nos despojando de tudo e ao mesmo tempo dizendo – DEUS, O SENHOR ESTÁ NO COMANDO AGORA! Tudo aquilo que eu tinha por alicerce, por segurança, por esforço próprio, por confiança, por fonte, por sobrevivência, etc, minha e da minha família – eu dedico a Ti.
Só que para isto o Senhor usa seus servos a liderança da Igreja, para administração destes bens ofertados.

Poderia me aprofundar neste trecho, mas não é ênfase, logo chegamos a Cornélio !!! Aqui gostaria de deixar uma questão para meditarmos: Será que nós, como lideres, temos dado testemunho de entrega e renuncia a ponto de um novo convertido ou mesmo um salvo querendo ser discípulo olhar para nós e confiar em nos entregar os seus bens para obra e o avanço do Reino de Jesus ??? Enfim, veio à estruturação do Corpo por parte de autoridades, funções e ministérios.

Revisando os princípios anteriores e tendo compreensão que cumprindo um não anula o outro, chegamos a Cornélio. O capitulo começa descrevendo quem Cornélio era aos olhos de Deus; fala que ele não era judeu, ou seja, o povo que se subjugava os únicos a receberem a salvação, após relata que ele era um homem piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, isto demonstra que ele não só amava a Deus, mas também o seu próximo; era um homem que orava continuamente, nos fala de buscar a face do Senhor, de Intimidade com Deus, em saber quem era Deus, em dependência do Senhor; e fala que fazia muitas esmolas, ou seja, obras, era um homem de obras e de boas obras aos olhos de Deus; creio que Cornélio agradava o coração de Deus.

Em um dos seus horários de oração ele teve uma visão e a bíblia diz que Cornélio observou o anjo, mas logo em seguida o anjo chamou- o pelo nome e ele se encheu de temor e lhe retornou: Que é, Senhor?; O próprio Jesus havia lhe visitado, pois somente Jesus poderia lhe afirmar que suas orações e suas esmolas subiram para memória diante de Deus, um mero anjo não poderia lhe afirmar isto e o mais impressionante, Cornélio O reconheceu, um gentio, centurião da coorte Italiana, vivendo sobre a cultura e devaneios do império romano e grego, como ele conhecia Jesus e das coisas espirituais ??? Aplicando para nossa realidade, isto acontece com alguns povos no qual a igreja ainda não alcançou, que o próprio Senhor Jesus tem visitado. Quando a igreja dorme o dono dela tem trabalhado !!!

Não creio que aqui é aplicado o principio que o Senhor irá nos levar para os contritos de coração, para os arrependidos, etc e taus ou que primeiro o Espírito Santo os convence e depois envia um dos seus; pois Cornélio não precisou ser ministrado por ninguém para ser salvo ele creu em Jesus e ainda obedeceu ao comando dEle de enviar seus homens até Jope em busca do apostolo Pedro. Creio até que Cornélio era um vencedor antes mesmo de Pedro chegar em sua casa, pois ele creu em meio das diversidades de sua cultura, seu povo, suas autoridades, seus conhecimentos e mais além de crer vivia em atitude e em obras, uma fé ativa.

O texto continua, com Pedro em Jope indo para sua oração e o Senhor lhe dando uma visão por três vezes. O Senhor lhe mandava comer porcos, lagartos e outros animais que para cultura e tradição judaica era imundo, indigno, impróprio, eles morriam de fome, mas não comiam estes animais, por três vezes o Senhor lhe ordenou e Pedro recusou. O Senhor o exortou, dizendo: Ao que Deus purifica não consideres comum ! Como se o Senhor dissesse, não ouse menosprezar aquilo que tenho resgatado, restaurado e santificado, só por causa de uma tradição de uma reputação entre homens, será que você, Pedro, não se lembra que vim para quebrar os paradigmas, que sou bom e misericordioso, que se abençoei aquela mulher de Cesárea, posso abençoar muito mais, não limite o meu poder e meu agir. Mas o texto diz, que Pedro entendeu a mensagem, assim que os homens de Cornélio chegaram e o levaram.
Chegando lá, Pedro tornou ressaltar que estava lá porque havia recebido do próprio Deus a ordem de ir até eles, denominados gentios.
E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. Atos 10:28
E reconheceu que Deus não faz acepção de pessoas, mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. Atos 10:34-35
Pedro ali acabou fazendo uma célula, uma vez que Cornélio havia reunido os seus para receber algo especial e precioso da parte de Deus. Ele junto aos judeus que iam com ele ministrou as boas novas, houve batismo com fogo e derramamento dos dons, batismo com água, tudo direcionado pelo Espírito Santo.
A grande indagação entre os judeus foi, será que podemos restringi-los de serem batizados nas águas uma vez que o próprio Espírito Santo já os batizou com fogo, como fez conosco judeus, ou seja, aos olhos de Deus somos todos iguais, filhos.
Esta primeira experiência com gentios se deu ao apostolo Pedro e aqueles que andavam junto ao seu líder, pois estavam abertos para este mover na igreja, porém eles ficaram com uma incumbência de alta responsabilidade.
Já ouvi alguns pregadores ministrarem esta passagem dizendo que o Senhor também veio para os gentios, que esta situação aconteceu para um liberar do agir de Deus para nós “gentios”, como se fosse que o Senhor enviou o seu povo escolhido, os judeus, para nós. Eu entendo muito, além disto, Deus não enviou Pedro para Cornélio e sim Cornélio para igreja. Ali se quebrava mais um dos paradigmas, mais um conceito humano, mais uma estrutura de espécie mundana, animal e diabólica.
Pedro, tanto entendeu o que o Espírito dizia à igreja que ficou com eles, comungou, se assentou a mesa, compartilhou do pão... Uma verdadeira célula !!!! ehehehe
Na primeira parte do capítulo 11 de Atos, se dá a conclusão; os da circuncisão foram ter com Pedro o que ele tinha feito, entraste em casa de incircuncisos e comestes como ele. Isto era uma blasfêmia !!! Religiosidade e preconceito estavam explicito nas palavras destes judeus, somos um “povo santo”, limpo, destinados a salvação, hipócritas e medíocres, que indagaram a pessoa e o caráter do apostolo Pedro e mais ainda indagaram a ação do próprio Deus em sua igreja.
Minha conclusão a respeito desta passagem é se temos pedido Cornélios em nossa igreja, temos pedido que o farisaísmo, a religiosidade, os conceitos e estruturas humanas dentro da igreja de Cristo caiam por terra, a começar por nós liderança. Pois quantas vezes o Senhor tem querido avançar e nós temos barrados seu mover, com meras reuniões sem fundamentos, com cumprimentos de agendas, com mensagens de auto-ajuda ou mesmo teorias da prosperidade, com clericalismo (instituições de cargos e não encargos), com nicolaísmo (manipulação do povo), com a falta de amor ao próximo, a falta de comunhão o desenvolvimento do relacionamento, da aliança, de sermos irmãos, um em Cristo em propósito e coração, por falta da entrega total, por falta de respeito ou mesmo discernimento ao ministério que o Senhor deu ao irmão, por causa do nosso orgulho, nosso ego, nossa reputação, nossas tradições, nossa cultura deturpada e caída. Creio que existem muitos Cornélios por ai aguardando por visitas de Pedros, mas será que a igreja, hoje, está preparada para recebermos Cornélios em nosso meio (pessoas piedosa e temente a Deus), ou será, que iremos tentar moldá-lo ao nosso modelo, ao nosso padrão, a nossa doutrina, a nossa forma humana de viver igreja, com nossas regras e credos, será que Cornélios suportariam viver em nosso meio, ou se frustrariam.
Minha oração neste dia é que assim como os princípios foram fundados na igreja primitiva, eles sejam restaurados em nossos dias, que venha a perseguição em Jerusalém, que venha Ananias e Safiras, que venha Cornélios, que venha Paulos, e o mais importante que venha o Seu Reino Senhor, que seja feita a sua vontade assim na igreja como no céu. A começar por mim e minha casa, meu ministério, minha liderança e meus irmãos.
Retira tudo aquilo que não vem do Senhor !!! Queremos ser uma igreja de vencedores, na integra do que o Senhor estabeleceu e tem trazido para nós como luz neste dias. Para glória e honra do Seu Santo nome Jesus. Amém !!!

Comentários

M! disse…
Amem, amem, amem!!!!

Noussa, Kelly fui esbofeteada agora!
Realmente, em gênero numero e grau, concordo com sua oração... “ Seja feita a Sua vontade assim na igreja como no céu”.

Ohhh casal abençoado!!! Cada vez que entro aqui sou constrangida e edificada pelo zelo e temor que vcs têm a Deus!

Beijos,

Postagens mais visitadas deste blog

Estatísticas alarmantes sobre o comportamento evangélico

Biblia "The Word"

RESILIENCIA - UMA QUALIDADE FUNDAMENTAL NA VIDA CRISTA