O VALOR DO QUEBRANTAMENTO

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Mateus 16: 24-26


Ninguém é mais belo do que alguém que está quebrantado! A teimosia e amor-próprio cedem lugar à beleza na pessoa que foi quebrantada por Deus. Vemos Jacó no velho testamento (Gn 25.26 - 49.33), como mesmo no ventre da sua mãe, lutava contra seu irmão. Era sutil, enganoso, traiçoeiro. Por isso, sua vida estava cheia de tristezas e de mágoas. Ainda jovem, fugiu do seu lar. Durante 20 anos foi logrado por Labão. A esposa de seu coração, Raquel, morreu prematuramente. O filho do seu amor, José, foi vendido. Anos mais tarde, outro filho foi preso no Egito. Deus tratou com ele sucessivamente, e Jacó encontrou infortúnio após infortúnio. Deus o feriu uma vez, duas vezes; na realidade, sua história toda pode ser descrita como a história de ser ferido por Deus. Finalmente, após muitos anos, o homem Jacó foi transformado. Quão nobres eram suas respostas a Faraó! Quão belo foi seu fim! Quão claras eram suas bênçãos pronunciadas a seus descendentes! Depois de ler a última página de sua história, queremos curvar a cabeça e adorar a Deus. Aqui encontramos alguém que está amadurecido, que conhece a Deus. Várias décadas de tratos tiveram como resultado que o homem exterior de Jacó foi quebrantado.

Cada um de nós tem uma boa parte da mesma natureza de Jacó em nós. Nossa única esperança é que o Senhor marque um caminho para fora, quebrantando o homem exterior (alma) de tal maneira que o homem interior (espírito) possa surgir e ser visto. Isto é precioso, e é o caminho daqueles que servem ao Senhor. Somente assim podemos servir; somente assim podemos levar os homens ao Senhor. Tudo o mais está limitado quanto ao seu valor. A doutrina não tem validade, nem a teologia. Qual é a utilidade do mero conhecimento da Bíblia se o homem exterior (alma) permanecer sem ser quebrantado? Somente a pessoa através de quem Deus pode aparecer é útil.

Depois de nosso homem exterior (alma) ter sido ferido, tratado e levado por diversas provas, temos feridas em nós, e assim deixamos o espírito emergir. Temos receio de encontrar alguns cujo ser total permanece intacto, nunca tendo sido tratado e transformado. Que Deus tenha misericórdia de nós, mostrando-nos claramente este caminho e revelando-nos que é o único caminho. Que ele também nos mostre que nisto é visto o propósito de todos os seus tratos durante os anos. Que ninguém menospreze os tratos do Senhor. Que Ele nos revele verdadeiramente o que significa o quebrantamento do homem exterior (alma). Se o homem exterior (alma) permanece integral, tudo estaria meramente em nossa mente, totalmente inútil. Tenhamos esperança que o Senhor venha a tratar de nós de modo completo.

Nosso espírito é liberado de acordo com o grau de nosso quebrantamento. Aquele que aceitou mais disciplina é aquele que melhor pode servir. Quanto mais alguém é quebrantado, mais sensível ela é. Quanto mais perdas sofrer, tanto mais tem para dar. Onde quer que desejamos salvar a nós mesmos, naquele mesmo ponto ficamos espiritualmente inúteis. Sempre que nos conservamos e nos desculpamos, naquele ponto estamos privados da vida de Deus. Somente aqueles que aprenderam é que podem servir.


Texto extraído do livro “A Liberação do Espírito”, Watchman Nee, Editora Luz e Vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estatísticas alarmantes sobre o comportamento evangélico

Biblia "The Word"

RESILIENCIA - UMA QUALIDADE FUNDAMENTAL NA VIDA CRISTA