Assertividade

Assertividade


Assertividade: É a competência para expressar idéias, opiniões e sentimentos, afirmando seus direitos sem violar os dos demais. É a arte de defender o próprio espaço vital (físico, mental, emocional), sem recuar ou agredir. O comportamento assertivo torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento. Em outras palavras, assertividade é a capacidade de concretizar seus desejos incluindo os desejos dos outros. (Dicionário)

Acho muito interessante esta qualidade em uma pessoa, admiro pessoas que tem facilidade em expressar - quer em palavras, poemas, livros ou músicas - suas idéias, pensamentos e sentimentos sem portanto perder a ética, o pudor. Pessoas que tem visão abrangente, clareza de idéias e um grande poder de influenciar a outros.
Jesus foi extremamente assertivo com seus díscipulos. Ele sempre deixou claro sua missão, propósito, estilo de vida, obediência, amor, enfim, Jesus foi sempre transparente com seus díscipulos, sempre demonstrou quem Ele era, para aonde teria de ir e o que Ele queria dos apóstolos. Em matéria de assertividade Ele é mestre!

Diante disto deixo algumas questões para respondermos:

Será que temos esta assertividade?

Ou somos pusilâmines, inconsequentes, imaturos e incoerentes em nossas afirmações, idéias, convicções?

Será que nosso estilo de vida entra em contradição com nossas palavras?

Será que somos autênticos em demonstrar aos outros a nossa verdadeira personalidade, nosso cárater, nosso estilo de vida?

A minha crítica vai para nós Cristãos, que deveriam ser exemplos de assertividade. Quantos de nós não conhecem ainda sua identidade em Deus, vivem um eterno conflito emocional e epiritual. Um verdadeiro díscipulo do Senhor Jesus tem equilíbrio racional, emotivo e epiritual, esta pessoa não é um "caniço agitado pelo vento" (Mt 11.7), antes, tem postura, personalidade restaurada, propósito de vida, clareza de idéias e cheia da vida de Deus.

Como saber se sou assertivo?

Creio que tudo parte do príncipio da identidade Cristã, quando nascemos de novo em Cristo começa em nossas vidas o processo que a Bíblia chama de regeneração, este processo dura uma vida inteira e tem como alvo tornar nosso carater à semelhança de Jesus, daí nossa alma (sede de nossos pensamentes, sentimentos e desejos) precisa ser restaurada, ajustada, purificada e liberta, até que cheguemos a pensar, andar, falar e viver como nosso mestre, o Senhor Jesus Cristo.

Pensei um pouco e defini algumas perguntas que nos ajudam a definir se somos assertivos ou não:

  • Será que realmente sei quem sou em Cristo? conheço a paternidade de Deus?
  • Tenho propósito de vida pessoal? será que tenho sonhos?
  • Vivo em função dos sonhos de Deus para minha vida? gasto meu tempo nisto?
  • Minhas convicções norteiam, direcionam meu estilo devida?
  • Defendo minha crença diante de amigos, parentes e vizinhos?
  • Consigo ser a mesma pessoa em casa, no trabalho, na igreja ou em qualquer outro lugar?
  • Tenho opniões formadas ou acredito em tudo que me falam sem refletir antes?
  • Respeito as pessoas mesmo quando elas tem opniões contrárias às minhas?
  • Consigo ceder ou evitar conflitos com facilidade mesmo quando tenho razão?
  • Defendo minha postura de fé a ponto de perder amigos e ser vítima de chacotas?

"Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" Rm 1.16

Que o Senhor seja nosso auxilio sempre, e que defina em nossa personalidade a assertividade à moda de Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estatísticas alarmantes sobre o comportamento evangélico

RESILIENCIA - UMA QUALIDADE FUNDAMENTAL NA VIDA CRISTA

Biblia "The Word"